Beauté em tempos de crise

Comecei a ler blogs, mais ou menos, em 2007, 2008. Naquela época, obviamente, tudo era muuuuito mais amador. Isso significa que a indústria de bens de consumo ainda não via os blogs de moda e de beleza como mais um veículo de propaganda, como é hoje. Mas, apesar de também interessante, não é essa a discussão que eu gostaria de trazer hoje…

Lá pelos idos de 2008, 2009, Estados Unidos e Europa enfrentavam uma das piores crises econômicas da história. Aqui no Brasil, como disseram, nada passou de uma “marolinha”, mas o tsunami no exterior foi real. Nesse contexto, muitos blogs estrangeiros que eu acompanhava na época começaram a trazer tags e temas muito coerentes com o momento que todos estavam atravessando. Quem lia blogs nessa época vai lembrar bem de tags como “Shopping my stash” e “Project 10 pan“, entre muitos outros. 

Pois bem… A “marolinha” que atingiu o Brasil na época cresceu. E cresceu bem! Oito anos depois, quem vive a crise econômica somos nós. Por anos vivemos uma abundância de crédito e um grande estímulo ao consumo. Mas o crédito acabou. A fonte secou e hoje temos que nos adaptar a um estilo de vida que nunca vivemos, no caso dos mais jovens (ou um estilo de vida que já não nos lembrávamos mais, para os mais velhinhos como eu).

O problema é que eu não vejo a mesma mobilização hoje como vi em 2008/2009… Será que a crise não atingiu também bloggers e formadores de opinião deste país? Será que SÓ EU é que estou me sentindo pobre? Será que SÓ EU estou sentindo que as coisas estão ficando cada dia mais caras e que o meu salário não acompanha essa escalada? Por que, então, não vejo tags “Shopping my stash” ou “Project 10 pan” ou coisa parecida como antes? Indignada com isso, decidi criar um desafio pessoal aqui no blog.

Devo dar a cara a tapa também. Nos últimos quatro meses, o blog teve dois posts sobre compras. Não! Isso não está certo com a proposta do blog, com o momento econômico atual do país e nem com a minha conta bancária! Por isso, está aberto o desafio de “100 DIAS SEM COMPRAS“. Até o dia 21 de junho, contados do dia 13 de março, data da minha última compra (me corrijam se eu tiver contado errado, por favor! hihi), eu não vou comprar NENHUUUMM produto de maquiagem ou de beleza. Assim, o conteúdo do blog vai ser todo todo todo baseado nos produtos que eu já possuo e mostrar que a gente pode, sim, ser feliz com pouco que já tem!

O país está passando por um momento difícil e o que eu tenho visto é um clima bem baixo-astral, com a nossa moral indo lá para baixo. Não vai ser esse projeto que vai mudar o mundo, mas, com ele, espero mostrar que dá para se criar conteúdo com o que já existe e que dá para ser feliz com o pouco que nos sobrou nesse momento. Basta sermos criativos e sabermos ser sérios para exigir mudanças efetivas no nosso país e exigir que nosso país cresça de forma consistente, resilientes para sabermos como nos adaptar a este momento difícil e confiantes na nossa capacidade de dar a volta por cima e sairmos dessa muito mais fortalecidos e unidos!

Você também pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *