Alquimia de Beauté: esfoliante de café

Nessas minhas andanças pela internet, aliada à minha revolta com relação aos esfoliantes com grânulos artificiais (já falei deles aqui e tem um artigo bem legal aqui, falando dos males desses esfoliantes ao meio ambiente), ando descobrindo várias alquimias de beauté e uma que eu já testei e adorei é beeeeemmm complicada (#sqn) e resolvi compartilhar.

Durante a semana, eu não tenho tempo para nada e não raro saio de casa sem nem mesmo tomar café. Eu sei que não deveria fazer isso, mas acabo pegando uma fruta ou iogurte e tomando pelo caminho. Então, tomar café sossegada acaba sendo um evento para o final de semana. E para tornar esse “evento” algo ainda mais com cara de folga, comprei uma cafeteira estilo prensa francesa, que torna o preparo do café quase que um ritual. É bem legal.

Ok, mas e o que a prensa francesa tem a ver com a alquimia de beauté, hein?

Acontece que o pó do café para a prensa francesa tem que ser bem mais grosso que o pó que a gente usa para a cafeteira com filtro de papel. Quando eu vi pela primeira vez essa receita achei a maior balela, por que achava que o esfoliante seria muito suavezinho, por causa do pó fininho. Então, resolvi tentar com um pó de café mais grossinho, o da prensa.

Esfoliante_cafe_oleo_de_coco_2

Fica assim:

Faça o café normalmente. Tome seu café da manhã sem pressa, faça seu café e, no final, separe o pó. Eu guardei o meu pó por uns 2 dias depois que fiz o café. Guardei em um pote de vidro bem fechado, na geladeira. Fiquei com medo de dar bolor, mas não deu. De qualquer forma, não deve dar para guardar por muito tempo. E o legal também é usar o final de semana para fazer coisas relaxantes: tomar um café da manhã farto e cuidar do corpo…

Antes de tomar banho. Pegue o pó de café na geladeira (se você tiver guardado mais cedo) e misture, em um pote, com um pouco de óleo de coco. Vá misturando aos poucos, para não fica muuuuito óleo de coco (senão faz uma lambança no box). A consistência é você que decide como prefere: se com mais óleo ou menos óleo. Eu prefiro um pouco mais firme, então coloquei umas 2 colheres de sopa de óleo de coco só. Se o óleo estiver solidificado (às vezes acontece quando o tempo está mais frio), coloque o pote em banho-maria durante poucos minutos. Ele derrete super rápido. O óleo de coco derretido fica muito mais fácil de misturar com o pó de café.

Voilá! Agora é só tomar um banho beeeemmm relaxante e esfoliar bem a pele do corpo com essa misturinha. Eu gosto de caprichar nos cotovelos, pernas, ombros…

Se quiser fazer a misturinha para o rosto (se a pele do seu rosto for mais para seca e tolerar bem óleo de coco), é melhor substituir o pó de café da prensa francesa pelo pó de café para cafeteira com filtro de papel (ou até mesmo pó de café expresso, se você tiver esse tipo de cafeteira em casa), que é mais fininho e não corre o risco de machucar a pele. Além disso, acho que super dá trocar o óleo de coco por algum outro óleo vegetal, principalmente se for usar no rosto. Vale óleo de semente de uva, óleo de jojoba… o que for mais adequado para o seu tipo de pele.

(Update! Achei um post de um blog muito legal, chamado Lab Muffin, sobre o mito de que esfoliantes como este pudessem combater a celulite! Vale a pena dar uma lida (infelizmente, é em inglês): aqui)

Você também pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *